terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VIAGENS NA HISTÓRIA 09


O BISPO GUERREIRO

     A ideia não seria nova nem original se a nossa visita histórica deste mês tivesse por destino a Idade Média: nessa época, havia prelados aguerridos — os arcebispos de Braga, por exemplo, eram grandes senhores que tinham a sua mesnada e um deles, D. Lourenço Vicente, foi mesmo ferido na batalha de Aljubarrota.
     Mas isto, sem ser coisa inaudita, já era bem menos vulgar no século XVII. E é na transição do século XVI para o XVII que vamos encontrar D. Marcos Teixeira, que foi cónego da Sé de Évora e bispo da Baía e que, nesta segunda função, e já no final da sua vida, assumiu, com inesperado brilho, um comando militar.
     Hoje, a personalidade de D. Marcos Teixeira surge-nos com a sombra de ter estado ligado à Inquisição, o que não é recomendação para ninguém, mas há que contar com a mentalidade da época e a educação que decerto recebeu… de qualquer forma, o que interessa, para o nosso caso, é que em 1621, já nada — mesmo nada — jovem, foi feito bispo da Baía. Temo-lo, pois, no Brasil, onde, por vias do seu temperamento, entra em conflito com o governador, Diogo de Mendonça Furtado.
     Mas outros acontecimentos vêm sobrepor-se a estes atritos. Em 1624, dá-se a primeira invasão holandesa da Baía, lançada por uma poderosa armada comandada por Jacob Willekens. O governador português tomou as medidas que considerou possíveis, embora tivesse poucos meios; foi, porém, impossível resistir ao ataque, efectuado a 9 de Maio; a cidade rendeu-se e o próprio Mendonça Furtado tornou-se prisioneiro dos holandeses.
     Na véspera, porém, o bispo D. Marcos Teixeira fugira da Baía e fora refugiar-se na aldeia do Espírito Santo, onde se concentraram outros portugueses que viviam na região. Havia instruções seladas contendo o nome do substituto do governador, caso este ficasse incapacitado; abertas essas instruções, viu-se que o sucessor designado era Matias de Albuquerque, governador de Pernambuco (e futuro general da Guerra da Restauração). Porém, Matias de Albuquerque estava longe e a situação na região da Baía era demasiado grave; assim, os moradores do Espírito Santo, reunidos em assembleia, escolheram, por aclamação, o seu bispo como governador provisório.
     Talvez nenhum deles tenha medido todo o alcance desta decisão. Assim que foi nomeado, D. Marcos mostrou bem de que metal era feito: organizou o governo e, sobretudo, organizou, com grande eficiência e entusiasmo, a resistência. Escolheu, acertadamente, a táctica da guerrilha e com ela bloqueou completamente os holandeses. Estes dominavam a Baía, instalavam-se nas casas, profanavam as igrejas; mas não podiam ir além do perímetro urbano, excepto a poder de sortidas que lhes saíam caras: assim, numa dessas sortidas, morreu o seu comandante, o coronel Van Dorth, e, a seguir, o seu substituto, Albert Schouten. Entretanto, o octogenário D. Marcos comandava pessoalmente a resistência e trabalhava nas fortificações. Em breve a situação dos ocupantes da Baía se tornou insustentável. Aliás, viriam a render-se no ano seguinte, quando chegou uma esquadra da Europa, com a missão de os desalojar.
     No entanto, o grande trabalho fora executado por D. Marcos Teixeira, ao longo do segundo semestre de 1624. Por fim, esgotado pelo esforço físico e pelas exigências do seu posto, o velho bispo entregou o governo a Francisco Nunes de Eça e morreu pouco depois. Mas a memória ficou: sem ele, talvez a Baía não falasse português…
João Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário