quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PEQUENOS TEXTOS


TRÊS PALAVRAS SOBRE WOLFGANG AMADEUS
Primeira — Comecei, não sei porquê, a gostar da chamada «música clássica» aí por volta dos meus onze anos. Aos quinze, sobre tal matéria, eu tinha — como é costume ter nessa idade — uma opinião perfeitamente clara, definida, intransigente e imutável. A história da música dividia-se em «Antes de Richard Wagner» e «Depois de Richard Wagner»; e Wagner era o único compositor inteiramente digno desse nome, o génio único e absoluto. Quanto a Mozart, o meu juízo estava também definido: Mozart era um chato.
O que se passa, com os quinze anos, é que muito brevemente se transformam em dezasseis e dezassete e por aí fora; e, ao mesmo tempo que a acne juvenil vai desaparecendo, desaparecem também as certezas claras, definidas e imutáveis. Portanto, e quase sem dar por isso, entrei num processo de maturação e assimilação musical que, sem abandonar Wagner, me levou para Richard Strauss, depois me fez saltar para Stravinsky e logo a seguir, algo inesperadamente, para os italianos, de Rossini a Pizzetti. Foi só então que me virei para o século XVIII e descobri o Vivaldi das «Quatro Estações» e, mais tarde, os portugueses — e por essa altura já eu me havia dado conta, finalmente, de que começara a gostar muito de Mozart. Levei tempo, mas cheguei lá.
O que, a meu ver, mostra duas coisas: primeira, o carácter caótico e inteiramente amador da minha cultura musical, que é uma simples manta de retalhos cosida ao sabor da simples e deseducada sensibilidade; segunda, o facto de Mozart ter sido, para mim, um «prémio de maturidade». Foi-me preciso perder, não a acne exterior mas a interior, para chegar até ele. E, quando cheguei, compreendi não só que valera bem a pena mas ainda que teria sido uma catástrofe pessoal eu ter ficado na fase do «Mozart é um chato», impermeável e insensível à sua música.

Segunda — De certo modo, o que hoje mais me impressiona e atrai em Mozart é — por paradoxal que pareça — aquilo que nos separa. Eu precisei de longos anos de maturação para chegar a entender a sua música; ele nasceu quase como a deusa Atena, que brotou de Zeus já crescida, vestida e armada, pronta para a luta. A precocidade de Mozart deixa-nos atordoados: aos cinco anos compunha minuetes, aos onze cantatas completas, aos doze compunha óperas, aos catorze compôs o «Mitridate, Re di Ponto». Como foi possível? Não basta responder: era um génio. A interrogação mantém-se: como foi possível?
Só à custa de um profundo desequilíbrio. E, ainda assim, esta violência íntima que é ser capaz de compor uma ópera completa aos catorze anos tem, necessária e fatalmente, de ser paga em trauma em desgaste. Sim, fica-se com a sensação de que «algo», nele, tinha de rebentar…
E rebentou, como sabemos. A sua desordem pessoal é o sinal e a prova. E não podemos admirar-nos com a sua morte aos trinta e cinco anos: Mozart esgotou, nesses trinta e cinco anos, toda a energia, toda sua força vital de um século inteiro. O que mais lhe restaria fazer neste mundo?

Terceiro — Genialidade, precocidade, ambas levadas até ao (ou mesmo além do) ponto-limite possível e concebível. Mas também atordoa nele a modernidade.
Não sou músico, nem sei música. Isto poderá ser lamentável, porém não impeditivo: tal como sou, basta-me ouvir o «Requiem» ou a cantata maçónica «Dir, Seele des Weltalls, o Sonne» ou ainda a ária «Fra l’oscure ombre funeste», do «Davidde penitente», para perguntar-me, sem esperança de resposta: «Mas esta é mesmo música do século XVIII?». E menciono somente estes três exemplos.
Dito isto, não encontro nada mais para dizer. Há temas para os quais as palavras não chegam: torna-se necessária a música…

João Aguiar

Lugar dos Moinhos - Ponte de Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário